sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oceano azul de Kim e Mauborgne

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As vezes, é fácil habituar-se a fazer as mesmas coisas para os mesmos clientes. Há hábitos e negócios que os tornam fixos em companhias ou industrias especificas. A estratégia do oceano azul de Kim e Mauborgne pergunta se é possível mudar as regras de valores e concentra-se nos não clientes.

Oceano Azul de Kim e Mauborgne

Como usar?
Examine seu produto à luz das preferências de clientes e não clientes. Pense como o produto é usado e como ele se compara à média (ou às regras) da indústria. Então imagine se os não clientes (pessoas que não compram esse tipo de produto) iriam comprar, caso você modificasse alguns dos pressupostos da indústria.
Você pode reduzir algum atributo, elimina-lo completamente ou aumentar o nível ou qualidade do atributo. Também pode criar alguma características que nunca foi vista na sua indústria (ou mercado) antes.
Em certo sentido, essa é uma abordagem para diferenciar seu produto de outros e entrar em novos mercados. Ela recebeu críticas por não ser suficientemente prática, mas pode mostrar-se útil em gerar ideias como parte do processo de estratégia. 

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