As vezes, é fácil habituar-se a fazer as mesmas coisas para
os mesmos clientes. Há hábitos e negócios que os tornam fixos em companhias ou
industrias especificas. A estratégia do oceano
azul de Kim e Mauborgne pergunta se é possível mudar as regras de valores e
concentra-se nos não clientes.
Como usar?
Examine seu produto à luz das preferências de clientes e não
clientes. Pense como o produto é usado e como ele se compara à média (ou às
regras) da indústria. Então imagine se os não clientes (pessoas que não compram
esse tipo de produto) iriam comprar, caso você modificasse alguns dos
pressupostos da indústria.
Você pode reduzir algum atributo, elimina-lo completamente
ou aumentar o nível ou qualidade do atributo. Também pode criar alguma características
que nunca foi vista na sua indústria (ou mercado) antes.
Em certo sentido, essa é uma abordagem para diferenciar seu
produto de outros e entrar em novos mercados. Ela recebeu críticas por não ser
suficientemente prática, mas pode mostrar-se útil em gerar ideias como parte do
processo de estratégia.