A criação da estratégia não
acontece em um vácuo, ela ocorre em um ambiente que pode ser estável ou dinâmico>
Vale a pena conhecer que tipo de indústria você está enfrentando e é
também importante saber com que espécie de organização está lidando.
Como usar?
Esse modelo é útil para revisar o
tipo de dinâmica com a qual qualquer estratégia que você crie terá de
trabalhar. Ele tem dois componentes: o nível de mudança na indústria ou
ambiente da indústria e a quantidade de mudança feita pelas companhias individuais
incluindo a sua. Considere.
·
Níveis de mudanças de regra no seu ambiente. A indústria
é estável o bastante com mudanças relativamente previsíveis, feitas de acordo
com regras bem estabelecidas? A concorrência é limitada a características e
critérios bem entendidos? Há mudanças no ambiente que vão além das ações das
companhias individuais? Há mudanças na estrutura da indústria? E quanto à base
legal da indústria? Ou base tecnológica? Ou novos participantes ou produtos
substitutos?
·
Os níveis de mudanças por companhias
individuais. Há companhias que estão mudando as regras da concorrências? Há
companhias individuais desfiando as contradições e limitações da industrias?
Quantas companhias individuais estão desafiando ou mudando as regras? Sua
empresa é uma das que mudam as regras?