A maioria dos negócios quer crescer. É difícil decidir
quando lançar novos produtos e quando entrar em novos mercados; a grade de
crescimento pode tornar suas escolhas mais claras. Grupos de pessoas também
podem ser envolvidos na discussão. Ela o ajuda igualmente a tomar decisões
sobre estratégias.
Como usar?
Comece por listar os mercados, produtos e serviços atuais.
Examine as ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos
usando a Analise SWOT. Pense sobre o
nível de competição com os mercados e produtos atuais utilizando as 5 forças de competição de Porter.
Descubra que capacidades únicas você oferece através da Cadeia de Valor de Porter.
- · Quais são as oportunidades e ameaças nos novos mercados e novos produtos? Seria mais fácil (ou mais recompensador) passar para um novo mercado? O lançamento de novos produtos apresenta risco muito alto?
- · Algum do seus concorrentes lançou novos produtos? Algum dos seus concorrentes está em mercados onde você não concorre? As habilidades em você tem lhe conferem uma vantagem competitiva?
É valioso usar a grade de crescimento para manter vivas as
discussões sobre as escolhas. As situações vão mudar com o tempo e a grade pode
ajudá-lo a lembrar a lógica (e os pressupostos) de decisões tomadas no passado
e quando muda-las