Pode ser difícil priorizar o foco em mercados e produtos específicos. A
matriz de portfólio de produtos ajuda organizar os produtos pelo
crescimento e pela participação de mercado. Você pode então direcionar
investimento para os produtos que melhor apoiem a estratégia e os objetivos da
organização.
Como usar?
Descubra qual é o crescimento do mercado e a participação
dos produtos (ou divisões ou subsidiárias) em que você está focado. Uma
estimativa relativa é suficiente nesse estágio inicial. O objetivo é ser capaz
de organizar o que você tem em quatro grupos, para que possa decidir onde
priorizar o esforço e o investimento.
Em geral, investe-se mais em produtos estrela para fazer com
que se mantenha crescendo, mas menos investimento é feito em vacas- leiteiras
por que elas não precisam do dinheiro e não podem crescer. Da mesmo forma,
nenhum investimento é feito em abacaxis, já que não tem futuro. E longas horas
são gastas debatendo sem interrogações podem ser transformadas em estrelas coma
quantidade certa de investimento.
Há alguns grandes problemas com essa matriz. Os mercados em
geral não definidos de maneiras claras, a participação no mercado não é mesma
coisa que lucratividade (ou lucro desejado) e oportunidades e ameaças
especificas podem mudar completamente o critério de investimento. É bem melhor
examinar o crescimento da receita e o lucro em geral.