sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Matriz BCG de Portfólio de Produtos

Nenhum comentário
Pode ser difícil priorizar o foco em mercados e produtos específicos.  A matriz de portfólio de produtos ajuda organizar os produtos pelo crescimento e pela participação de mercado. Você pode então direcionar investimento para os produtos que melhor apoiem a estratégia e os objetivos da organização.

Matriz BCG de Portfólio de Produtos

Como usar?
Descubra qual é o crescimento do mercado e a participação dos produtos (ou divisões ou subsidiárias) em que você está focado. Uma estimativa relativa é suficiente nesse estágio inicial. O objetivo é ser capaz de organizar o que você tem em quatro grupos, para que possa decidir onde priorizar o esforço e o investimento.
Em geral, investe-se mais em produtos estrela para fazer com que se mantenha crescendo, mas menos investimento é feito em vacas- leiteiras por que elas não precisam do dinheiro e não podem crescer. Da mesmo forma, nenhum investimento é feito em abacaxis, já que não tem futuro. E longas horas são gastas debatendo sem interrogações podem ser transformadas em estrelas coma quantidade certa de investimento.
Há alguns grandes problemas com essa matriz. Os mercados em geral não definidos de maneiras claras, a participação no mercado não é mesma coisa que lucratividade (ou lucro desejado) e oportunidades e ameaças especificas podem mudar completamente o critério de investimento. É bem melhor examinar o crescimento da receita e o lucro em geral.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial