Porter também defendia que há só três
estratégias gerais para alcançar um desempenho maior do que a média: você ser líder
de custo por meio da eficiência, pode desenvolver produtos únicos ou serviços
que são diferenciados ou pode se concentrar em nichos do mercado.
Como usar?
Você pode usar o modelo para
descobrir como sua estratégia atual se encaixa nos extremos da liderança de
custo, diferenciação e foco. Quem é o líder de custo em seu mercado? Quem tem o
produto ou serviço mais diferenciado? Que segmentos estreitos estão recebendo
sua atenção e de seus concorrentes?
De acordo com Porter, você tem de
escolher um dos três se quiser retornos acima da média. Ele afirma que ficar
preso no meio é ruim para os negócios, mas a experiência mostra imensos benéficos
para os que conseguem ter baixos custos e diferenciar seus produtos. Você pode
usar esse modelo para considerar os benefícios de reduzir custos, diferenciar
seus produtos ou se focar.
Você pode passar de uma vantagem
para outra? A rota tradicional é ir do 1 para custo 2 a diferenciação focada e
para 3 a diferenciação mais ampla no mercado de massa. Cada estágio fornece
recursos e credibilidade para crescer e, se bem realizado, fará os concorrentes
saírem do caminho para deixa-lo entrar.