Sua estratégia tem um contexto competitivo.
Há forças externas compostas por ações de compradores/clientes, concorrentes
existentes, novos participante, novos produtos e fornecedores. Esse modelo
ajuda a enxergar com mais clareza essas forças e responde a ela
estrategicamente.
Como Usar
Disponha o diagrama de modo que o
grupo possa vê-lo. Comece por buscar uma percepção geral para
descobrir se as forças estão aumentando ou diminuindo e em que intensidade isso
está acontecendo. Use um número correspondentes de sinais de mais e de
menos para ilustrar. Tente dar forma aos instintos do grupo com exemplos específicos
que demostrem as forças competitivas.
· > Considere por que uma força
específica aumenta ou diminui: as barreiras para entradas estão crescendo ou
enfraquecendo? Seu produto é mais fácil ou difícil de copiar ou substituir?
· > Pense como você pode mudar uma
força a seu favor :você consegue trabalhar mais próximo dos parceiros ou
clientes? É capaz de desenvolver características de valor adicional e sistemas
que reduzam a ameaça de substitutos?
· > Explore os exemplos com
cuidado: os novos participantes têm uma estratégia que você pode contra-atacar?
O que acontecerá se você para de concorrer com eles? Qual será o resultado se
as forças continuarem aumentar ou a diminuir?
Obrigado.