O modelo de crescimento de Greiner sugere desafios
diferentes para fases diferentes. Ele descreve cada um desses desafios como uma
crise. A estratégia pode considerar os desafios internos que você encara. Esses
desafios mudam ao longo da história (e do crescimento) da organização.
Como usar?
Considere a história e o status atual da organização. Pense sobre
que tipo de fases e crises foram vivenciadas desde que ela começou. Isso é particularmente
valioso como sistema de referência para discussão, e pode proporcionar uma
estrutura para o grupo entender melhor seus desafios e as soluções exigidas
pela estratégia.
Uma organização começou com criatividade até chegar a uma
crise de liderança com pessoas buscando uma direção. Com o tempo, a liderança
fica sobrecarregada, levando a uma crise de autonomia: as pessoas precisam que
alguns poderes sejam delegados. Por sua vez, a autonomia pode criar uma crise
de controle que exige coordenação adicional. A busca instintiva de controle
provoca o risco de uma crise de burocracia que exige uma colaboração mais
fluida. E, por fim, novamente ocorre uma crise de crescimento, a qual exige uma
busca por aliança externas.
Esse modelo não é um indicador perfeito do que acontece em
todas as organizações, as fases podem ser puladas ou repetidas. A utilidade do
modelo é considerar ser algo como as crises descritas aqui adaptam-se aos seus
desafios. Ele então ajuda a considerar os tipos de soluções naturalmente
necessárias.