Não adianta ter o
melhor produto do mundo, se não existir venda, você quebra. Pensando nessa reflexão resolvi criar esse
artigo de Como fazer uma estratégia de
marketing com simples passos e que gere resultado para seu negócio. Então é
preciso achar um meio um jeito de garantir a continuidade da venda e logico da
sua empresa.
Há 2 formas de vender
ü Utilizar
estratégias e ações de marketing para fazer o cliente chegar até sua empresa.
ü Utilizar
canais de distribuição e uma equipe de vendas para ir até o seu cliente.
O que é uma estratégia de Marketing?
Para começar vamos entender o que é afinal uma Estratégia de Marketing, “Estratégia de
marketing consiste em definir qual caminho seguir para promover o seu produto
ou serviço e fazer com que o seu cliente chegue até você ou mais preciso até
sua empresa”
Os melhores resultados de marketing são alcançados quando
temos uma estratégia focada em uma série de atividades especificas relacionadas
a implantação. O que Sua empresa quer fazer tem de estar conectado com que você
está fazendo no seu dia.
As atividades são ações concretas que devem ser implantados
com prazos e responsabilidade.
O importante é você focar suas energias no mercado alvo, a
definição do mercado alvo é muito importante, eu diria a parte mais importante
de toda estratégia de marketing de sucesso, costumo dizer o tiro perfeito no
alvo que você quer atingir. Uma estratégia de Marketing bem desenhada vai
ajudar você empreendedor atingir esse alvo, então mapear o cliente o seu perfil
é fundamental. Não se esqueça disso.
Selecionei um vídeo bem interessante que vai te ajudar a
entender melhor o que eu comentei até aqui, basta acessar o link Aqui
O que considerar para formular sua
estratégia?
ü
Segmentos de mercados que você está mais apto a
atingir
ü
Produtos selecionados para as necessidades desse
mercado
ü
Sua vantagem competitiva
“Estratégia de marketing focam em um nicho de mercado e
oferecem um produto ou serviço especifico, destacando suas vantagens
competitivas para conquistar o público alvo”
Irei fazer um breve resumo englobando cada um desses três itens.
Segmento de mercado é que eu desejo atingir, eu tenho que
mapear o perfil do cliente que minha empresa deseja atingir. Com base nisso,
qual é o benefício que eu vou oferecer ao meu público alvo, eu tenho um produto
e o meu público, como que eu conecto os dois? Através de benefícios, todas as
pessoas quando vão comprar algum produto desde o mais simples passando para o
mais sofisticados todos buscam apenas uma coisa o benefícios. Benefícios é um
estar feliz, alegre, satisfeito com o produto que você comprou. Você deve fazer
a seguinte pergunta. Qual é o problema que o meu público alvo quer resolver ao
comprar o meu produto? Com base nisso você consegue solucionar os melhores
produtos para o seu público. E esse público só vai chegar até a sua empresa
através da sua vantagem competitiva.
Vantagem competitiva hoje em dia para o cliente basicamente
não é o que ele tá comprando, mas é todo o pacote de solução que sua empresa
entrega para o seu cliente é o chamado “Valor Agregado”
Vou deixar 3 perguntas para você fazer uma reflexão.
Qual é o seu segmento de mercado que você imagina para sua
empresa?
Quais os meus produtos que eu tenho para esse tipo de
mercado e os benefícios que ele oferece?
O que vai fazer com que o cliente compre da sua empresa e
não da concorrência?
“Todo mundo compra benefícios e não o produto”
Por onde Começar?
Defina o Objetivo – Como você quer que sua empresa seja
reconhecida pelo seu público alvo?
Defina as táticas – Como você vai fazer para atingir esse
objetivo?
Defina as ações – O que você vai fazer para atingir esse
objetivo?
Continuamos no próximo artigo............
Conclusão
Marketing é uma das ferramentas mais poderosas para promover
sua empresa e seus produtos, com ela você é capaz de sair do anonimato e se
tornar referência em seu segmento.